Porque bocejamos?

27 de Setembro de 2018

Porque bocejamos?

Qual é o problema com o bocejo e por que estou de repente fazendo isso?



Nós todos bocejamos várias vezes ao dia. Os bocejos parecem ser contagiosos e parecem viajar através de uma sala à velocidade da luz. Mas por que bocejamos? Para que serve o bocejo, se houver? Enquanto os cientistas não estão 100% de acordo porque bocejamos, eles têm algumas teorias intrigantes.



Você boceja quando vê alguém bocejar? Nós te desafiamos a assistir este vídeo e NÃO bocejar. Ir!



Então, qual é o verdadeiro negócio com o bocejo? Dê uma olhada no que esses cientistas têm a dizer ...



Nós bocejamos para esfriar



Algumas pesquisas sugerem que o bocejo é um mecanismo biológico em humanos para impedir o superaquecimento do cérebro. “Os cérebros são como computadores”, relata Andrew Gallup, pesquisador do Departamento de Biologia da Universidade Binghamton, que liderou o estudo. “Eles operam com mais eficiência quando estão frescos, e as adaptações físicas evoluíram para permitir o máximo resfriamento do cérebro.”



Nós bocejamos porque precisamos de um alerta



Tédio, fome, fadiga: são todos estados nos quais podemos desviar nossa atenção e nosso foco se tornar cada vez mais difícil de manter. Um bocejo, então, pode servir como um sinal para nossos corpos se recuperarem, uma maneira de nos certificarmos de que estamos alertas. Quando o psicólogo Ronald Baenninger, professor emérito da Temple University, testou essa teoria em uma série de estudos de laboratório, juntamente com observações naturalistas, descobriu que o bocejo é mais frequente quando falta estímulo. De fato, um bocejo é geralmente seguido por um aumento do movimento e atividade fisiológica, o que sugere que algum tipo de “despertar” ocorreu.



Nós bocejamos porque… é contagioso!



É verdade! Um estudo descobriu que, quando se mostram vídeos de bocejos, cerca de 50% das pessoas também começaram a bocejar. Mesmo apenas pensando - ou lendo! - Sobre o bocejo pode desencadear um. Acontece que não é realmente uma reação tão estranha, disse Robert Provine, professor de psicologia e neurociência da Universidade de Maryland, no condado de Baltimore, à WebMD. Outras reações muito humanas são igualmente “contagiosas”, como rir. Uma série de estudos vinculou essa natureza atraente dos bocejos à empatia, diz Decker.



Podemos nunca saber por que bocejamos ou porque o bocejo é tão contagiante. Tudo o que sei é que tenho andado a escrever este post. Então eu tenho que perguntar - quantas vezes você bocejou lendo isso?